DICAS, INFORMAÇÕES e CURIOSIDADES

Existem dois tipos de sistemas de ar-condicionado automotivo mais utilizados, que são o de sistema de AC com válvula de expansão e o outro com tubo de expansão. Olhe pelo desenho, as diferenças existentes.

Sistema de refrigeração/ar condicionado automotivo com válvula de expansão:

1. Válvula de expansão
2. Evaporador
3. Ventilador
4. Compressor
5. Condensador
6. Secador do reservatório

Vapor de alta pressão
Líquido de alta pressão
Líquido de baixa pressão
Vapor de baixa pressão



Sistema de refrigeração/ar condicionado automotivo com tubo de expansão:

 

 

 

Alta pressão líquido
Alta pressão vapor
Baixa pressão líquido
Baixa pressão vapor



Veja no site Oficina do Brasil matéria sobre:

Sistemas de ar-condicionado também exigem revisões periódicas
"Como na maioria dos componentes do veículo, no sistema de ar-condicionado podem ser feitas as manutenções corretiva e preventiva. O ideal é que as peças sejam checadas a cada seis meses... [mais]


Respire limpo, respire melhor. Faça a higienização do sistema de ar-condicionado do seu veiculo e verifique sempre o estado do filtro de habitáculo do seu veiculo automotivo, a cada 10.000 Km ou a cada 6 meses, o que vier primeiro (dependendo do ambiente, e qualidade do ar que o veículo freqüenta).


POR QUE UTILIZA-lo?

Trânsito / Clima tropical

O ar condicionado vem sendo usado em um número cada vez maior de automóveis. Vários fatores têm influenciado este aumento. Além do preço mais baixo, a questão do conforto também faz o motorista preferir enfrentar o trânsito sem ter de suportar o desgaste com o calor tropical típico de boa parte do país, e o barulho ensurdecedor dos grandes centros urbanos.

Segurança

O aumento da criminalidade também conta - muita gente prefere poder dirigir com os vidros fechados e, assim, evitar assaltos nos faróis, e o incomodo de vendedores / panfletagem.

Para aqueles que gostam de estrada e economia

Além desses motivos, com o vidro do automóvel aberto, o vento entra pelas janelas e "segura" o carro, principalmente quando ele está em velocidade alta, provocando o chamado "arrasto". Isso faz com que o motor seja mais exigido, com desgaste e consumo de combustível maior. Hoje é até difícil ver carros com quebra-vento.
O brasileiro leva em conta que com os vidros fechados, o carro tem menor arrasto. Há mais economia de combustível e menor desgaste do motor.

Qualidade de vida

Um fator muito importante é a qualidade de vida que o ar condicionado proporciona aos usuários de veículos automotivos. A satisfação de estar em um ambiente confortável, sem barulho, evitando respirar poluição do ar, como a fumaça de caminhões, ônibus e automóveis, tem influenciado muito aos usuários de ar condicionado automotivo a utiliza-lo cada vez mais. Reduzindo o stress principalmente para aqueles que tem o seu veículo como uma ferramenta de trabalho.

 

Dicas:

  • Veja como usar corretamente o equipamento de ar condicionado do seu automóvel consulte um manual ou um técnico especializado
  • Tome como hábito fazer uma revisão geral em seu ar condicionado pelo menos uma vez ao ano, pois ele foi fabricado para durar muito tempo e lhe proporcionar conforto e satisfação.
  • - Após o estacionamento prolongado sob o sol forte, ligue o sistema e ande por alguns minutos com as janelas abertas permitindo a expulsão do ar excessivamente quente, mais rapidamente. Logo após feche as janelas, nunca deixando a menor entrada de ar externo, para um melhor aproveitamento da refrigeração.
  • Se o seu equipamento tiver um termostato você deve usar na posição máxima quando dentro de cidades e 1/3 a menos, quando em estradas. Mas se o seu for automático, você não precisa se preocupar.
  • Sempre que possível mande examinar a tensão da correia do compressor e não se preocupe com a água que normalmente escorre através dos tubos de drenagem do seu evaporador, para fora e de baixo do carro. Trata-se da desumidificação do ar interno, que seu aparelho removeu para o exterior. Obs.: Se o nível da água do motor estiver diminuindo, complete até o nível e procure imediatamente um mecânico especializado ou fale com nossos técnicos especializados (tecnico@arcon.srv.br).
  • Dias de chuva, aparelho de ar condicionado funciona também como desembaçador dos vidros, além de manter uma temperatura interna constante, a gosto do usuário.
  • A fumaça e o ar viciado dentro do seu carro devem ser eliminados, abrindo-se, por alguns minutos, os quebra ventos ou janelas, ou desligando o sistema de re-circulação de ar interno, concomitantemente com o uso do sistema de ventilação, nos carros que possuem.
  • O condensador colocado à frente do radiador do seu carro deve ser mantido o mais limpo possível, livre de insetos e outros detritos, a fim de permitir plena capacidade ao sistema.
  • Durante o inverno ou nos períodos em que o aparelho não seja usado por muito tempo, deve-se liga-lo por algumas vezes durante a semana, a fim de se evitar danos no compressor principalmente no selo retentor de vedação do eixo e mangueiras especiais de refrigeração, conseqüentemente escape do gás refrigerante.
  • Obs.: Para quem tiver paciência, e quiser retirar o cheiro de mofo do ar condicionado. Primeiro ligue o carro, deixe a ventuinha do motor acionar 2 vezes, coloque ventilador e o aquecedor no máximo e deixe o ar condicionado desligado, feche todo o carro e aguarde uns 10 minutos. Desligue o ar quente e deixe somente na ventilação por mais 3 minutos. Pronto, se o cheiro ainda persistir, procure a Arcon ou uma oficina especializada, para efetuar uma higienização completa, limpando o evaporador e os dutos de ventilação. Tome muito cuidado com o sistema de ar quente, pois se o botão estiver duro, não force porque a válvula de ar quente, cabo ou controle estão com, algum problema, e procure a Arcon ou uma oficina especializada.

Curiosidade

O sistema de ar-condicionado automotivo, tem partes derivados da borracha, como mangueiras, anéis O’ring e selos retentores de compressores. Estes componentes estão sujeito a desgastes e ressecamento, devido ao calor do motor e coletor do escapamento, e muitas vezes por não utiliza-lo periodicamente. Por isto, recomenda-se o uso de no mínimo 2 vezes por semana, durante mais ou menos 10 minutos, principalmente no inverno, quando muita gente deixa de utiliza-lo.

Hoje em dia, na maioria dos sistemas de ar-condicionado automotivo, existe um filtro de habitáculo, que filtra o ar que respiramos. Isto quer dizer, que o ar que respiramos é limpo, evitando que as partículas de sujeira entrem, para dentro do interior do habitáculo, e muitas vezes, sujando e contaminado o evaporador. Também, existem alguns filtros que filtra até o odor desagradável e a poluição, como o monóxido de carbono, expelido pelos automóveis. Recomendamos a verificação do filtro, a cada 10.000 Km, ou 6 meses, dependendo do nível de poluição e o ambiente freqüentado pelo veiculo.

 
     
 

Faça uma verificação no seu sistema de ar condicionado automotivo o mais rápido possível, é para a sua saúde.

Solicite também a verificação do filtro de habitáculo do sistema de ar condicionado.


TRATAMENTO DE AR

O ozônio pode tratar ar contaminado tanto direta como indiretamente. Em aplicações diretas é injetado por ventilação a favor da corrente de ar. Em aplicações indiretas é usado para tratamento de água de torres de refrigeração de equipamentos centralizados de ar condicionado.
Em ambientes secos, com baixa umidade relativa do ar, com uso isolado, ou simultâneo, de aparelhos de ar condicionado, carpetes sintéticos, tintas metalizadas nas paredes, iluminação fluorescente, e outras radiações ionizantes, o simples movimento das pessoas no local produz forte ionização positiva. Tais ambientes produzem estresse, dores de cabeça, tensões nervosas, insônia em níveis bem acima da media de ambientes com umidade relativa maior. Com o ambiente levemente ozonizado ocorre um extraordinário ganho em termos de bem estar, ou seja, comportamento mais harmônico nas relações humanas, mais capacidade de trabalho e melhores condições de lazer e de noites bem dormidas.
A emissão de ozônio no ambiente em concentrações que não ultrapassem 0,001 ppm elimina fungos, bactérias e micro organismos no ar. Na prática, em lugares úmidos é usada para impedir o "bolor" nos armários de roupas e as doenças alérgicas provocadas pelos micros agentes de toda espécie, polens e materiais diversos em suspensão no ar.
A injeção de ozônio no ar é utilizada em ambientes de centros cirúrgicos para manter altos níveis de esterilização durante ou entre as cirurgias.

Nota Importante:

Você sabia que em muitos sistemas de ar-condicionado pode se ligar o ar quente juntamente com o ar frio (refrigerado)? Hoje em dia, na maioria dos sistemas de climatização automotiva, é manual, mas tão eficiente que pode se “temperar” (climatizar), a temperatura do ar interno do veiculo, de acordo com sua necessidade. Isto quer dizer que você pode controlar o grau de temperatura interna desejada, sem estragar nenhum componente do sistema de ar condicionado ou ar quente. Por exemplo: No dia de muito frio e chuva, para o desembaçamento do vidro do pára-brisa, o usuário liga o ar condicionado e fica com frio ou deixa de utiliza-lo, correndo grande risco de acidente. Neste caso, poderia se acionar o ar-condicionado (refrigerado), juntamente com o ar quente, ”misturando”, ou climatizando, de acordo que a temperatura desejada, ou seja, o usuário fica com maior visibilidade no pára-brisa, e mais conforto e segurança para dirigir.


NOTÍCIAS DELPHI

Delphi disponibiliza Kit de Ar Condicionado do Astra ao Mercado de Reposição.

A Delphi Aftermarket Operations, uma das unidades de negócio da Delphi Automotive Systems, está disponibilizando o kit de ar-condicionado do Astra no mercado de reposição nacional.

O produto possui alto conteúdo de peças com tecnologia de ponta e é o único no mercado com caixa evaporadora original, assim como a maioria das peças.

Através do controle pela centralina (ECM), é possível a compensação de marcha lenta, corte de compressor em ultrapassagem, diagnóstico que pode ser feito pelo Scanner e aviso de anomalia através do acionamento de luz no painel.

Além disso, o sistema de aquecimento é mantido e o compressor variável proporciona otimização do consumo de combustível.

Outra vantagem é a utilização do filtro de pólen que dificulta a entrada de impurezas tais como fumaça, fungos e ácaros, fazendo com que motorista e passageiros respirem um ar de melhor qualidade dentro do veículo.

Manual detalhado, mangueiras de alta qualidade, anti-oxidante e painel de controle original são algumas das características exclusivas deste produto.

Os kits de ar-condicionado possuem garantia de 12 meses e podem ser encontrados nos postos autorizados Delphi, cuja lista encontra-se no site da Delphi (www.delphiauto.com.br).